Qual a diferença entre dado, informação e conhecimento?
Olá pessoal hoje eu vou falar um pouco sobre as diferenças entre dados, informações e conhecimento. Acho que tem muita gente confundindo as bolas, então por isso resolvi escrever esse artigo.
Visão geral das empresas nos dias de hoje.
Atualmente as empresas valorizam como nunca a coletividade ao invés do indivíduo, programas de qualidade total e o “brainstorm” são utilizados a cada dia com mais freqüência.
Também precisam de diferencias para conquistarem o consumidor, pois a concorrência aumentou devido a facilidade da produção em larga escala e a globalização.
Mercados antes disputados por empresas locais, hoje competem com empresas do mundo todo.Então a informação passa a ser o grande diferencial competitivo entre as empresas.
Toda informação é composta por dados, que de maneira isolada não significa absolutamente nada, um dado é completamente inútil se analisado isoladamente.
Definição de dado
Dado é simplesmente uma cadeia de caracteres ou padrões de interpretação, que identificado em sua forma bruta e isolado não conduz a uma compreensão ou utilidade.
Se alguém te fornecer o seguinte dado: 560 produtos.
560 produtos é um dado isolado não serve para nada, ou você consegue me dizer o que 560 produtos significam?
Uma informação já é bem diferente. A informação é composta por um conjunto de dados que agrupados possuem um significado útil aos seres humanos. São dados com relevância. Informação vem do latim informare que significa dar forma, ou seja, vários dados se agrupam dando forma a informação.
Se alguém te fornecer a seguinte informação: Nossa empresa vendeu 560 produtos a vista.
Isso será uma informação composta por vários dados que geram uma informação que poder ser compreendida e o mais importante ser útil.
Toda informação precisa ser clara, precisa, rápida e dirigida.
E o conhecimento. Você sabe o que é? Conhecimento é o esforço de investigação para descobrir aquilo que está oculto, que não está compreendido ainda.
É muito importante deixar claro que, adquirir conhecimento não é reter informação, mas utiliza-la para desvendar o novo e avançar. Conhecimento é capacidade de resolver problemas, inovar e aprender baseando-se em experiências prévias.
Resumindo: Dado não é informação e Informação não é conhecimento.As empresas competem pelo conhecimento científico e tecnológico, e fazem isso acumulando, processando e armazenando informações por meios de redes de comunicação.
Então lembre-se para crescer não basta ter informação e sim saber como processa-la para adquirir conhecimento.Abraços a todos.
======================================
A bibliografia utilizada para escrever essa coluna foi:
Princípios de Sistemas de Informação – Uma abordagem Gerencial
Ralph Stair