Filhos da Guerra
Olá pessoal, hoje vou falar um pouco sobre a história da internet.
Não sei se todos sabem, mas uma boa parte das coisas que utilizamos no dia a dia são frutos de guerra. Calma não se assuste, mas é a pura verdade... Os militares são responsáveis pelo desenvolvimento de novas tecnologias que no futuro sempre acabam virando brinquedinho de civis.
Tudo bem a guerra é uma loucura dos homens e não sou a favor dela, mas você já parou para pensar que se não houvessem as guerras ou mesmo as ameaças das mesmas quanta coisa ainda não teria sido inventada.
Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com internet, na verdade tem tudo a ver. A Internet foi criada em 1969 lógico que na época não tinha esse nome, ela se chamava ARPnet. Em 1969 a ARPA (Agência de Projetos e Pesquisas Avançados) financiou o projeto.
A idéia do projeto era simples, lembre-se que na época o mundo passava pela guerra fria e o medo de um ataque era iminente... Agora imagine se um inimigo lança um míssil que destrói justamente o lugar onde esta o servidor de informações... Isso seria uma catástrofe toda a rede seria destruída. O ponto forte do projeto era justamente impedir isso, impedir que a rede de informações pudesse ser destruída fisicamente, então o ARPnet era uma rede com fins militares que possuía não só um nó central e sim quatro.
Em 1972, a ARPAnet já contava com aproximadamente 15 nós e foi apresentada publicamente pela primeira vez na conferência internacional sobre comunicação por computadores daquele ano.
Nesse mesmo ano o primeiro programa de e-mail foi escrito.
Após a apresentação pública o número de usuários da rede foi crescendo, até que a ARPAnet se distanciou da origem militar, e por conta disso surge a primeira versão comercial que é chamada de internet.
Na década de 1990 vários eventos simbolizaram a evolução continua e a comercialização iminente da internet. A ARPAnet, que deu origem a internet deixou de existir. Mas o principal evento na década de 1990 foi o surgimento da word wide web, que popularizou a internet levando-a aos lares e às empresas de milhões de pessoas no mundo todo.
A web permitiu que houvesse uma migração do conteúdo puramente como texto e ofereceu a possibilidade de se mostrar esse conteúdo de forma visual relacionando texto e imagens em um documento HTML.
Com o surgimento do browser ferramenta pela qual os documentos HTML podem ser acessados e visualizados e com a utilização do serviço de e-mail a internet se popularizou, tornando-se uma mídia de massa, sendo acessada por milhões de pessoas em todo o mundo.
Isso foi um pouco de cultura geral espero que tenham gostado. Abraços e até a próxima